A sua base de clientes contém o mapa de ouro para uma maior geração de valor ao negócio. Veja a imagem abaixo.
1. Segmentação de Mercado
Ao analisar as principais características e interesses do seus clientes/usuários, você pode definir o perfil do cliente ideal e investir em ações mais alinhadas para atrair novos compradores.
A estratégia é vantajosa para entender quais são os melhores canais de divulgação, a linguagem que deve ser priorizada, entre outros pontos. Se bem aplicado, tal fato pode gerar uma maior conquista de clientes com um investimento menor de tempo e dinheiro.
É importante segmentar para conquistar, afinal, considerar o público genérico e de maneira uniforme pode arruinar o sucesso de qualquer produto ou serviço.
O jeito Disney de encantar os clientes, ou metodologia Disney, pode ser aplicado em qualquer negócio. Isso porque independente do modelos de negócio e do tamanho das empresas, existe algo que costuma ser ponto de convergência no mercado: o grande foco em encantar clientes e fidelizá-los.
E como a Disney consegue encantar? Como ela sabe o que encanta seus clientes, sendo que há clientes dos mais de 150 países todos os dias em seus parques?
Estudando-o e buscando segmentar em centenas de personas, a fim de oferecer exatamente produtos e serviços com maior probabilidade de serem vendidos, de acordo com a persona.
2. Estratégias
Ao recorrer ao constante enriquecimento detalhado dos clientes/usuários, a empresa poderá investir em estratégias mais direcionadas de vendas e pagamentos. Além disso, os direcionamentos tendem a ser mais assertivos mediante eventuais noções de costumes e práticas de mercado.
Estratégia baseada em dados de clientes, na prática! A preocupação é tanta, que semanalmente cerca de 1500 clientes são entrevistados nos parques para saberem quão perto de 100% a Disney está.
Mediante resultados, as estratégias são devidamente realinhadas.
3. Novas receitas
Ao segmentar de maneira inteligente, direcionada e enriquecendo via bancos de dados públicos, o gestor gera ganho operacional significativo para modelar eventuais produtos ou serviços para clusters específicos.
Novas possíveis receitas:
Serviços direcionados para clusters específicos (maior volume/maior margem);
Banco de dados para vendas (torne-se uma datatech);
Incrementos de vendas (up-selling/cross-selling)
Não existem concorrência se você atende além da necessidade do cliente:
Walt Disney deixou dicas de como encantar cliente em 7 passos:
Saiba tudo sobre seu cliente;
Mostre para ele que você o conhece muito bem;
Faça seu cliente se sentir à vontade;
Prove ao seu cliente que ele pode confiar em você;
Inicialmente, atenda às suas necessidades;
Depois, surpreenda-o: supere suas expectativas;
Não deixe essa experiência terminar.
“A melhor maneira de iniciar é parar de falar e começar a fazer” – Walt Disney