3 motivos para fazer uma boa gestão da base de dados de clientes: Um case Disney

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A sua base de clientes contém o mapa de ouro para uma maior geração de valor ao negócio. Veja a imagem abaixo.

1. Segmentação de Mercado

Ao analisar as principais características e interesses do seus clientes/usuários, você pode definir o perfil do cliente ideal e investir em ações mais alinhadas para atrair novos compradores.

A estratégia é vantajosa para entender quais são os melhores canais de divulgação, a linguagem que deve ser priorizada, entre outros pontos. Se bem aplicado, tal fato pode gerar uma maior conquista de clientes com um investimento menor de tempo e dinheiro.

É importante segmentar para conquistar, afinal, considerar o público genérico e de maneira uniforme pode arruinar o sucesso de qualquer produto ou serviço.

O jeito Disney de encantar os clientes, ou metodologia Disney, pode ser aplicado em qualquer negócio. Isso porque independente do modelos de negócio e do tamanho das empresas, existe algo que costuma ser ponto de convergência no mercado: o grande foco em encantar clientes e fidelizá-los.

E como a Disney consegue encantar? Como ela sabe o que encanta seus clientes, sendo que há clientes dos mais de 150 países todos os dias em seus parques?

Estudando-o e buscando segmentar em centenas de personas, a fim de oferecer exatamente produtos e serviços com maior probabilidade de serem vendidos, de acordo com a persona.

2. Estratégias

Ao recorrer ao constante enriquecimento detalhado dos clientes/usuários, a empresa poderá investir em estratégias mais direcionadas de vendas e pagamentos. Além disso, os direcionamentos tendem a ser mais assertivos mediante eventuais noções de costumes e práticas de mercado.

Estratégia baseada em dados de clientes, na prática! A preocupação é tanta, que semanalmente cerca de 1500 clientes são entrevistados nos parques para saberem quão perto de 100% a Disney está.
Mediante resultados, as estratégias são devidamente realinhadas.

3. Novas receitas

Ao segmentar de maneira inteligente, direcionada e enriquecendo via bancos de dados públicos, o gestor gera ganho operacional significativo para modelar eventuais produtos ou serviços para clusters específicos.

Novas possíveis receitas:
  • Serviços direcionados para clusters específicos (maior volume/maior margem);
  • Banco de dados para vendas (torne-se uma datatech);
  • Incrementos de vendas (up-selling/cross-selling)

Não existem concorrência se você atende além da necessidade do cliente:

Walt Disney deixou dicas de como encantar cliente em 7 passos:

  1. Saiba tudo sobre seu cliente;
  2. Mostre para ele que você o conhece muito bem;
  3. Faça seu cliente se sentir à vontade;
  4. Prove ao seu cliente que ele pode confiar em você;
  5. Inicialmente, atenda às suas necessidades;
  6. Depois, surpreenda-o: supere suas expectativas;
  7. Não deixe essa experiência terminar.

 

“A melhor maneira de iniciar é parar de falar e começar a fazer” – Walt Disney

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