3 características de liderança que aprendemos com Tom Brady e que estão presentes em grandes CEO’s

Compartilhe este post!

Tom Brady prova a cada ano o quanto um líder faz a diferença na obtenção de resultados, seja pela paixão com que joga, pela energia contagiante que transmite aos seus colegas de time, mas principalmente pelo seu grandioso poder de reação e de nunca abaixar a cabeça e desistir em momentos de grandes adversidades. Foram essas e outras características que o fizeram ser o maior campeão da história do futebol americano, conquistando 6 Super Bowls (Títulos da NFL, liga nacional de futebol americano), o último a 2 dias atrás, e se tornando uma das maiores lendas do esporte, ao lado de grandes nomes, como Michael Jordan e Pelé.

Olhando pela ótica dos negócios, uma forte liderança é essencial para qualquer empresa, grandes empresas possuem grandes líderes por trás, basta olhar para as maiores empresas do Brasil e do mundo e ver quem as comanda, podem ter certeza, que seus CEO’s e diretores são grandes líderes.

Acompanho a NFL há cerca de 4 anos, e ao longo deles pude observar certas características entre o estilo de liderança de Brady e de renomados CEO’s, assim pude fazer uma correlação interessante sobre liderança nos negócios e nos esportes que me fez repensar muitos princípios própios, inclusive. Abaixo, listei algumas fortes características evidentes no “Tom Brady way of leadership” (Maneira Tom Brady de liderar) , como gosto de falar:

1. Provar-se todos os dias

Brady foi a escolha de nº 199 no draft de 2000, (modelo de escolhas que os times da NFL realizam sobre os jogadores universitários) e isso fez com que para ele, não importa o quão bem jogue, quantos títulos conquiste, sempre entra em campo para provar a todos que erraram, e erraram feio em terem selecionado ele apenas em 199º lugar.

Mas não só por isso, Brady acredita que para ser um líder nato, a pessoa deve liderar pelo exemplo todos os dias, e para isso, devem tratar de todas as oportunidades como se fossem a última, isto é algo que Brady carrega como “mantra”, e com isso, exige que seu time também trate as mínimas oportunidades como se fossem a última. Estímulos como esse, fazem com que o time esteja sempre elevando seu nível de cobrança e de esforço, e com isso superando limites e alcançando os resultados.

Isso me faz lembra bastante do fundador da Virgin, Richard Branson, que adotou uma rotina incansável de trabalho após fracassar em mais de 100 empresas que chegou a investir e desde então, vem buscando provar que pode fazer ainda mais todos os dias.

2. Grande comunicador

Nos negócios, observar como as pessoas e o mercado agem são habilidades essenciais que os CEO’s devem possuir, mas além disso, saber comunicar ao time as mudanças pretendidas é ainda mais importante. Uma boa comunicação é de suma importância para o bom sucesso de uma empresa. Afinal, como todos deverão saber o que fazer sem que haja uma boa comunicação? Como não se lembrar do grande Steve Jobs e suas grandes apresentações…

No campo, Brady é mestre em ler a defesa adversária e comunicar rapidamente ao seu time a cerca da mudança de planos. Essa sua habilidade faz com que ele seja visto como referência quando abre a boca para falar com os seus jogadores. Isso faz uma grande diferença!

O ser humano possui tendência em escutar de forma mais atenta e acreditar mais em discursos feitos por pessoas que possuem uma boa comunicação, porque ao passar a mensagem de maneira fácil, aparenta-se que a pessoa domina o assunto, e esse domínio passa credibilidade para a pessoa que comunica.

3. Focado em resultados

Fale o que quiser de Brady, mas se tem uma coisa que ele sabe fazer é VENCER! Sua busca pela vitória é incessante, o foco no objetivo final é tão grande que ele não se cansa até alcançá-lo. Como não lembrar dele há dois anos atrás no Super Bowl contra o Atlanta Falcons, onde perdendo pelo gigantesco placar de 28 x 3, já no fim no 3º quarto, conseguiu motivar o time a acreditar nos 60 minutos de jogo e após prorrogação, saiu vitorioso com o placar de 34 x 28.

O segredo? Manter a calma e confiar no processo!

Muitos grandes jogadores de futebol americano, ao chegar em momentos decisivo dos jogos, simplesmente travam e acabam perdendo o jogo por erros triviais, porém esse não é o caso de Brady. Tanto que por muitos é conhecido como Mr. Clutch (Sr. Decisivo), por ser de seu perfil manter a frieza em momentos decisivos, focar no resultado e chegar à vitória.

Liderança é um assunto que me fascina e é por isso que estou hoje no movimento empresa júnior, o maior movimento de formação de liderança jovem do mundo. O Brasil é um país carente de grandes líderes, em todos os seus âmbitos, seja nos negócios, na política, na moda, na economia…precisamos reverter essa situação, e não vejo nada melhor do que realmente obter a oportunidade de ser um pequeno ator de transformação em minha faculdade, em minha cidade, no meu país e porque não no mundo…

Por um Brasil mais competitivo, sempre!

Preencha o formulário mais abaixo e agende uma reunião gratuita para saber como podemos te ajudar.

Mais Insights?

plugins premium WordPress

Você será redirecionado(a) para página da nossa plataforma, okay?