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Por que realizar uma Análise de Mercado?

O mercado vem mudando a cada dia e com a crise da COVID-19 essas alterações aceleraram ainda mais . Diante de um cenário de tanta incerteza, precisamos estar cada vez mais preparados para lidar com o novo normal, pois o que nos trouxe até aqui não necessariamente é o que nos levará adiante. Num ponto tão importante da história como agora, em que os hábitos de todos tendem a mudar após o isolamento social, é justamente o momento de entendermos o mercado para traçarmos as estratégias mais efetivas para cada momento. Aqui trarei os motivos pelos quais a análise de mercado conseguirá diferenciar sua empresa nesse momento.

1- Entendimento Macroeconômico

Em toda análise de mercado é realizado um contexto macroeconômico do país, no qual é possível enxergar como anda a economia e como a crise econômica afeta o segmento em que a empresa atua. É fundamental estar por dentro das notícias, das movimentações das empresas e do governo, das tendências setoriais e tudo que envolve o cenário macro da sua empresa.

2- Perspectivas Econômicas dos Setores

É interessante para sua empresa focar em setores que estão caindo ou crescendo em meio a crise? Em momentos de redefinição de estratégia, precisamos entender como estão as perspectivas dos segmentos que já são atacados pela empresa. Dessa forma, será decidido se irá atuar em outros setores ou se irá se manter a estratégia que vinha sendo adotada.

3- Tendências e Hábitos de Consumo daquele segmento

A partir do trabalho com dados, é possível entender as tendências e os novos hábitos de consumo daquele segmento em que se atua, estando por dentro das tendências do setor é possível se antecipar aos concorrentes e se diferenciar cada vez mais no mercado. O investimento em experiência do usuário nunca foi tão procurado quanto agora, as empresas que sabem o que o seu cliente está procurando no momento e o que é esperado delas, são justamente aquelas que crescem em momentos de crise.

4- Análise dos Concorrentes

A análise dos concorrentes é fundamental para a empresa atuar de forma estratégica naquele mercado. Entender o que a concorrência vem fazendo é uma ótima ferramenta para traçar novas estratégias que sejam condizentes com a realidade da empresa, além de evitar cometer erros que seus concorrentes tiveram no passado. É muito importante olhar em volta para ver como os demais players em seu mercado vem se posicionando, em especial num momento como esse, no qual a competitividade do mercado cresce bastante.

5- Maior previsibilidade de Resultados

Estamos vivendo um momento de muitas incertezas, quando se faz uma análise de mercado baseada em dados, conseguimos obter uma previsibilidade muito maior em nossos resultados, pois se entende bastante o mercado em que vem sendo atuado e como ele vem se comportando, dessa forma é escolhido muito melhor os setores em que serão atuados para que a empresa alcance maiores resultados. A partir da maior previsibilidade, é possível buscar novos segmentos que apresentem sinergia e ter estratégias diferenciadas para direcionar a força de vendas, demandas futuras, perspectivas do ambiente de negócios e diversas outras ações da área comercial.

São em momentos de crise que as empresas podem se diferenciar mais no mercado, é fundamental que olhemos a crise como oportunidade, para que saiamos dela muito mais fortes do que entramos.

Acha que sua empresa precisa de uma análise de mercado? Solicite uma reunião para entender um pouco mais do modelo de trabalho da Research4u. Contato pelo Instagram: @4uresearch

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